Redução da conta de luz: saiba como diminuir os gastos utilizando a energia solar

Você sabia que investir em energia solar influencia na redução da conta de luz da sua casa ou empresa? Leia este blog e saiba como o sistema pode ser economicamente viável.

Entre os brasileiros, uma coisa é certa: estamos sempre em busca de práticas que ajudem na redução da conta de luz. Seja a economia no dia a dia ou a adoção de sistemas mais eficiente e econômicos, tudo vale para sentir a diferença no fim do mês.

A energia solar é uma ótima aliada para quem deseja pagar menos na eletricidade. Além de gerar energia sustentável, o modelo é economicamente viável para residências ou empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira, no artigo abaixo, as principais informações.

A energia solar ajuda na redução da conta de luz?

Sim, a energia solar pode ajudar significativamente na redução da conta de luz. Isso porque quando você instala painéis solares, você começa a gerar sua própria eletricidade.

O investimento inicial na instalação de um sistema de energia solar possa ser significativo. No entanto, os benefícios a longo prazo em termos de economia na conta de luz tornam esse investimento financeiramente vantajoso.

Durante o dia, especialmente em horas de pico de sol, os painéis solares podem gerar uma quantidade considerável de energia! Esta energia pode ser usada diretamente em sua residência ou empresa, reduzindo a necessidade de comprar eletricidade da rede.

Isso pode reduzir a sua exposição a tarifas elevadas e a taxas adicionais que podem ser cobradas pela distribuidora de energia.

Há ainda os incentivos fiscais, descontos ou financiamentos especiais disponíveis para a instalação de sistemas de energia solar. Isso pode reduzir o custo inicial e tornar o investimento mais acessível.

Como reduzir a conta de luz utilizando a energia solar

Para reduzir a conta de luz utilizando energia solar, você pode seguir estas etapas:

Instalação dos painéis solares

Verifique seu consumo médio de energia para dimensionar adequadamente o sistema solar e avalie a viabilidade técnica e econômica da instalação dos painéis solares. Considere fatores como disponibilidade de espaço no telhado, incidência solar e possíveis sombras.

Para o dimensionamento do sistema, conte com um profissional. É ele quem vai te ajudar a determinar o número adequado de painéis e a capacidade de geração para a sua residência.

Instalação e conexão à rede elétrica

Contrate uma empresa especializada e certificada para garantir a instalação correta e segura dos painéis solares. Utilize equipamentos de qualidade, como inversores e painéis solares eficientes.

Monitoramento e manutenção

Utilize sistemas de monitoramento para acompanhar a produção de energia solar e identificar possíveis problemas. Ao comparar as suas contas de luz antes e depois da instalação, você verá a redução no consumo da rede elétrica.

Mas lembre-se de realizar a manutenção preventiva! A limpeza periódica e as inspeções regulares são fundamentais para aumentar a vida útil do sistema.

Uso eficiente da energia gerada

Tente usar mais energia durante o dia, quando os painéis solares estão gerando eletricidade. Por exemplo, lave roupas e opere eletrodomésticos durante as horas de pico de geração solar.

Outra boa ideia é investir em aparelhos de alta eficiência energética, para maximizar o uso da energia gerada.

Agora que você já sabe do impacto da energia no solar na redução da conta de luz, chegou a hora de investir neste sistema na sua casa ou empresa! Além de ver a diferença no fim do mês, você contribui para a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono. Clique aqui para conhecer as soluções da Criativa Energia.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

Assine nossa NEWS