O mercado livre de energia oferece um ambiente competitivo para as negociações de energia elétrica de forma direta. Leia este blog para saber mais sobre o assunto.
Você já ouviu falar em mercado livre de energia? Esse é um ambiente competitivo para negociações de energia elétrica. Ou seja, os consumidores e fornecedores podem escolher entre os melhores contratos de compra e venda de forma direta.
No artigo de hoje, confira a definição de mercado livre de energia e entenda mais sobre as vantagens e os tipos de geração de energia inclusos.
Confira ao ler o blog abaixo:
O que é o mercado livre de energia?
O mercado livre de energia é um ambiente no qual consumidores e fornecedores têm liberdade para negociar contratos de compra e venda de energia elétrica de forma direta. Isso significa que não há a necessidade de adquirir a energia de uma única empresa concessionária ou distribuidora.
Nesse sistema, os consumidores têm a possibilidade de escolher seus fornecedores de energia, podendo negociar preços, quantidade contratada, período de suprimento e formas de pagamento.
Seu objetivo principal é aumentar a eficiência do setor elétrico, promovendo a concorrência entre os fornecedores e incentivando investimentos em novas fontes de energia. E, assim, possibilitando a diversificação da matriz energética.
Podem migrar para o mercado livre de energia todos os consumidores integrantes do Grupo A, ou seja, em média ou alta tensão.
Uma informação importante é que aqueles com demanda contratada igual ou superior a 500KW são chamados “consumidores livres”. Já os “consumidores especiais” são aqueles que precisam se unir a outra unidade e somar as demandas contratadas.
Mercado livre de energia X mercado cativo
Enquanto o mercado livre de energia oferece liberdade de negociação e personalização de fontes de abastecimento a grandes consumidores e empresas, o mercado cativo se limita às regras tradicionais.
Ou seja, quem deseja comprar energia pelo mercado cativo precisa fazê-lo com uma distribuidora local, sem a escolha de fornecedores, além de pagar a tarifas regulamentares.
Tipos de geração de energia
No mercado livre de energia, é possível contratar a energia convencional ou incentivada. Confira as diferenças:
Energia incentivada
Esse tipo de energia é utilizado, pelo governo, como estímulo para a expansão de geradores de fontes renováveis. Por isso, quem compra energia nessa categoria recebe descontos na tarifa de uso do sistema de distribuição.
Entre os principais geradores desse tipo, destacam-se a energia solar, eólica e geotérmica, além da biomassa e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).
Energia convencional
Essa é a energia proveniente de geradores, como usinas térmicas a gás ou grandes hidroelétricas. Nesse caso, não há descontos na tarifa de uso do sistema de distribuição.
Vantagens do mercado livre de energia
O mercado livre de energia oferece várias vantagens para consumidores e para o setor elétrico como um todo. Confira as principais:
Liberdade de escolha
Os consumidores têm a liberdade de escolher seus fornecedores de energia. Assim, podem negociar preços, condições contratuais e fontes de energia de acordo com suas necessidades e preferências.
Preços mais competitivos
A competição entre os fornecedores no mercado livre tende a resultar em preços mais competitivos. Isso porque as empresas são incentivadas a oferecer melhores condições para atrair clientes.
Estímulo à eficiência energética
A possibilidade de escolha e a transparência nos preços incentivam os consumidores a adotarem práticas mais eficientes de consumo de energia e a investirem em tecnologias mais eficientes.
O mercado livre de energia é um importante sistema para os consumidores e as empresas que desejam maior controle de custos e melhores estratégias energéticas. Aproveite as oportunidades oferecidas por esse ambiente! Clique aqui e conheças as soluções da Criativa Energia.