Leia este artigo e conheça os nomes e funções de todos os componentes do sistema fotovoltaico, essenciais para a geração eficiente de energia solar.
Você conhece todos os componentes do sistema fotovoltaico? Cada peça do sistema é fundamental para a geração de energia solar, garantindo a segurança e eficiência do processo.
Para tirar as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos um artigo detalhando o objetivo de cada um dos componentes.
Continue lendo para conferir:
Quais são e para que servem os componentes do sistema fotovoltaico?
Um sistema fotovoltaico é composto por diversos componentes que trabalham juntos para converter a energia solar em energia elétrica. Aqui estão os principais componentes de um sistema fotovoltaico:
Painéis solares
Também chamados de “módulos” ou “placas”, os painéis constituem a principal fonte de captação da luz solar. São eles que a transformam em eletricidade através do efeito fotovoltaico. São compostos por células solares, geralmente feitas de silício – um material semicondutor.
Eles são encontrados, principalmente, em telhados – para viabilizar a captação de luz solar.
Baterias
Armazenam a energia gerada pelos painéis solares para uso posterior. Ou seja, torna possível a energia elétrica, mesmo quando não há sol. Especialmente útil em sistemas off-grid ou em situações onde a rede elétrica não está disponível ou é instável.
Controladores de carga
Gerencia a carga e descarga das baterias, garantindo que sejam carregadas de forma eficiente e segura. É papel dos controladores evitar sobrecargas e descargas profundas que podem danificar as baterias.
Inversores
Converte a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente alternada (AC). Esta é a forma de eletricidade usada pela maioria dos aparelhos domésticos e pela rede elétrica.
Materiais elétricos
Os materiais elétricos servem para proteger e conservar o sistema. Isso inclui o cabeamento elétrico e os disjuntores de proteção das correntes contínuas e alternadas. Há ainda os conectores de módulos.
Esses componentes são essenciais para garantir a vida útil do sistema e a segurança de todo o processo.
Estruturas de suporte
Suporta e fixa os painéis solares no local de instalação. A estrutura deve ser robusta e resistente às condições climáticas locais. Seu objetivo é sustentar os painéis, protegendo-os de possíveis quedas ou outras situações perigosas.
Outro grande fator é que essas estruturas oferecem a inclinação necessária aos módulos. Assim, eles ficam na posição perfeita para a captura da radiação solar.
Lendo o blog acima, deu para entender como cada um dos componentes do sistema fotovoltaico é essencial para a geração eficiente de energia solar. Se você quer continuar acompanhando conteúdos sobre a energia fotovoltaica no Brasil, confira o blog da Criativa Energia.